quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

MINISTÉRIO DA ACOLHIDA

MINISTROS DA ACOLHIDA


1. O Ministério da Acolhida tem a função de receber bem e ir ao encontro das pessoas, com o objetivo de integrá-las na celebração, na comunidade, na paróquia ou na diocese, para que sejam membros vivos e atuantes do povo de Deus, através de uma vivência de comunhão e participação, em vista da missão.

2. Tem como missão, acolher os fiéis no diversos momentos da vida da comunidade;

Acolhida na porta da Igreja:

3. Se as pessoas ao chegarem na porta da Igreja, não encontrarem ninguém para acolhê-las, na comunidade, estará faltando algo muito especial: O AMOR. O ministro da acolhida tem a responsabilidade de ser a primeira pessoa da comunidade a transmitir as pessoas o amor do Senhor. Seja através de um sorriso, de um olhar, de um abraço, cada um com seu jeitinho, com seu carisma tem muita importância.

4. Precisamos entender que é IMPORTANTÍSSIMO que o ministro, fique na porta o tempo TODO de duração da celebração, nós não sabemos quando o Senhor irá enviar aquele irmão, que inclusive, é imagem e semelhança de Deus e precisará ser acolhido.

5. Estando o tempo todo nas portas, cuidar para participar atentamente da celebração, não conversar, nem distrair as pessoas com ruídos.

6. O ministro da acolhida tem também a missão de zelar pelo bom andamento da celebração, impedindo que pessoas más intencionadas, ou sem condições normais atrapalhem a celebração.

7. O ministério da acolhida precisa ser um ministério estruturado, que faça reuniões semanais e tenha seus próprios integrantes. Use sempre seu jaleco e acolha em nome da Igreja.

A coleta

8. Esta é uma função que poderá ser realizada pelo ministros da acolhida.

Entrega de lembrancinhas, jornal ou folhetos


9. O ministro da acolhida terá a função de na saída entregar também o material necessário por parte da comunidade, para tanto deve estar até o final de celebração e organizar-se com antecedência.


Acolhida aos novatos


10. Especialmente quando chegam novas pessoas a comunidade, que o ministro além de acolher bem, ainda se coloque a disposição para ajudar e orientar no novo ambiente.
Texto do site da diocese de Joinville www.diocesejoinville.com.br

Nenhum comentário: