quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

10 pensamentos do Papa Bento XVI

Vejamos DEZ PALAVRAS do Papa:

1.Estabelecer profunda amizade com Jesus e comunicá-la aos outros. O que de mais belo pode acontecer em nossas vidas é sermos alcançados por Jesus e abrir as portas do coração ao seu amor misericordioso.

2.A Igreja vive do Evangelho porque Cristo vive nas Escrituras. A leitura orante da Bíblia levará a Igreja a uma primavera espiritual. A Igreja deve ser eco da Palavra e depois fazê-la ressoar até os confins da terra.

3.Nada antepor a Cristo Jesus. Em primeiro lugar vem a adoração depois a reflexão e a ação. Cristo torna a vida livre, bela e grande. Cristo seja tudo em todos. Pensemos com os pensamentos de Cristo, para termos os seus sentimentos. Jesus é a medida do verdadeiro humanismo.

4.Transformemos os desertos em jardins. Há desertos internos e externos como a pobreza, a solidão, o amor destruído, o afastamento de Deus pelo pecado. Transformemos este vale de lágrimas em jardins.

5.Vive-se hoje a “ditadura do relativismo”. Caem as instituições e aumenta o individualismo que destrói valores, desobedece a verdade e endeusa a individualidade. Precisamos da obediência da fé que nos torna livres.

6.É preciso reconstruir a unidade plena e visível de todos os seguidores de Jesus. O ecumenismo é como a subida de uma montanha, mas é preciso prosseguir a escalada. A oração, o diálogo e a amizade ajudam mudar as mentes e os corações em favor da unidade.

7.O mundo não muda se o mal não for vencido pela força do perdão. A misericórdia põe limites ao mal. O perdão destrói o mal. O mundo foi salvo pelo crucificado e não pelos crucificadores.

8.Cada pessoa é fruto de um pensamento amoroso de Deus. Cada um de nós é querido, amado e, portanto, necessário. Deus não é indiferente ao drama da sua criatura. O amor vence tudo. Rendamo-nos ao amor que se expressa no êxodo e no êxtase, ou seja, no sair de si e estar no outro.

9.Todo trabalho pastoral, todo ministério eclesial é um “oficio de amor”. Apascentar é amar. Evangelizar é amar. Toda ação pastoral brota do amor e leva à santidade. É preciso estar com Cristo para estar em missão. Estar com Ele é estar em movimento.

10.Eu sou um “frágil servidor de Deus”. O exército dos santos me protege, sustenta e conduz. Preciso de vossa oração, vossa indulgência, vossa fé e vosso amor. Necessito também de conversão e purificação. A Missa é o centro do meu dia e da minha vida. Meu programa não é fazer minha vontade, mas pôr-me à escuta da vontade de Deus.


Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Londrina

Nenhum comentário: