terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

A BÊNÇÃO

É o sinal pelo qual se invocam as graças de Deus, que é fonte e origem de toda bênção, sobre uma pessoa, animal, lugar ou objeto.
Quando chegou a plenitude dos tempos, o Pai enviou seu Filho e de novo abençoou os homens com toda sorte de bênçãos espirituais.
Jesus, bênção máxima de Deus Pai, aparece nos Evangelhos abençoando os irmãos e dirigindo ao Pai a oração da bênção. Quando glorificado pelo Pai, subiu aos céus, Ele comunicou os dons do seu Espírito aos apóstolos, para que guiados pela força do Espírito Santo, pudessem louvar e magnificar ao Pai em todas as coisas, praticando obras de caridade.
Quando Deus abençoa por si ou por meio dos homens, temos sempre a promessa do seu auxílio, o anúncio da sua graça e a proclamação de sua fidelidade. E quando os homens O bendizem, é o louvor Àquele a quem declaram bom e misericordioso.
Abençoar é uma ação divina que dá a vida e da qual o Pai é a fonte. Sua bênção é ao mesmo tempo palavra e dom. Aplicado ao homem significará a adoração e a entrega a seu criador, na ação de graças.
Na bênção Deus e o homem se encontram. Nela o dom de Deus e a acolhida do homem se chamam e se unem. A oração de bênção é a resposta do homem aos dons de Deus: uma vez que Deus abençoa, o coração do homem pode bendizer Aquele que é fonte de toda bênção.
É acompanhada pelo gesto de abençoar, que pode ser o sinal-da-cruz, a aspersão de água ou a imposição das mãos.
"Javé falou a Moisés: ‘Diga a Aarão e a seus filhos: vocês abençoarão os filhos de Israel assim: ‘Javé o abençoe e guarde! Javé lhe mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de você! Javé lhe mostre seu rosto e lhe conceda a paz!’ Assim eles invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei’." (Nm 6, 22-27)

Símbolos na bênção
Água Benta
É um dos chamados "sacramentais", que são sinais sagrados instituídos pela Igreja para despertar sentimentos de fé e amor.
A água é sinal de vida e purificação. Ela é abençoada pelo padre para uso do povo de Deus. É símbolo de purificação espiritual e, pela tradição, é usada em situações de perigo físico ou espiritual.
A água, benzida segundo o rito, traz Cristo à mente dos fiéis, Ele que é para nós a essência da bênção divina e chamou a si próprio Água Viva, e instituiu para nós o Batismo, sacramento da água, em sinal de bênção de salvação.
Quem usa a água benta com fé, lembra a purificação e a nova vida recebida no Batismo.

Vela
Sinal de festa, alegria e fé. É símbolo da luz e da consagração.
É um símbolo bastante presente na vida cristã: no Batismo ela significa a fé, a nova vida em Cristo; na Primeira Eucaristia, assumimos o significado da vela, professando pessoalmente a nossa fé. Está presente em quase todas as celebrações litúrgicas.
Acendemos também a vela em sinal de consagração ou agradecimento nos Santuários.
Para nós, cristãos, a luz representa Jesus, luz do mundo e luz para a nossa vida.

Bênção de São Judas Tadeu
O Senhor esteja convosco!
Ele está no meio de nós.
O Senhor Jesus Cristo esteja convosco
para vos proteger,
À vossa frente para vos conduzir,
Acima de vós para vos iluminar,
Atrás de vós para vos guardar,
Ao vosso lado, para vos acompanhar.
A bênção do Pai (+), o amor do Filho,
A força do Espírito Santo,
A maternal proteção de Nossa Senhora,
A intercessão de São Judas Tadeu,
Dos apóstolos e de todos os santos,
Estejam convosco em toda parte e para sempre.
Amém!


No texto original, a expressão significando bênção ou abençoar também tem, entre outros, o significado de falar bem de alguém. Será que temos abençoado nossos irmãos e nossas irmãs dessa maneira? O Senhor o abençoe, prezado leitor! (Elsbeth Vetsch)

Oração de Bênção
Senhor, a Tua Palavra diz que em Teu nome devemos abençoar todas as pessoas: as que amamos e também aquelas que ainda não conseguimos amar.
Eu sei, Jesus, que a bênção é fruto do Teu amor dentro de nós e agindo através de nós. Por isso, eu agora Te peço: enche o meu coração com o Teu amor.
Sim, Senhor, creio que o Teu amor está me plenificando, e com este amor posso agora abençoar meu cônjuge, meu filhos, meus pais, meus sogros, meus familiares, meus amigos e meus vizinhos. Em Teu nome, Jesus, eu também abençôo as pessoas que tanto me magoaram, prejudicaram e ofenderam. Senhor, que a Tua bênção restaure o coração de todas estas pessoas e as encha de amor e paz.
Eu abençôo, em Teu nome, tudo o que me cerca: minha casa, meu trabalho, meus empreendimentos e todos os bens que me deste. Por eles, Senhor, eu Te agradeço.
E agora, Jesus, peço-Te que me abençoes e capacite a viver dentro da Tua bênção.
Amém.

Nenhum comentário: