domingo, 23 de maio de 2010

Solenidade da Ascensão do Senhor - Ano C

No Brasil, a Solenidade da Ascensão toma o lugar do 7º Domingo da Páscoa.

DEUS NÃO ABANDONA QUEM A ELE SE CONFIA.
A Santa Missa é a obra na qual Deus coloca sob os nossos olhos todo o amor que Ele nos tem; é de certo modo, a síntese de todos os benefícios que Ele nos faz. São Boaventura

Resumo das leituras:

1ª leitura (Atos 1, 1-11): "Jesus virá do mesmo modo, como o vistes partir para o céu".

Salmo 46: Sobe o Senhor entre cantos de júbilo.

2ª leitura (Hebreus 9, 24-28; 10, 19-23): "Sem desânimo, continuemos a afirmar a nossa esperança".

Evangelho (Lucas 24, 46-53): "Enquanto os abençoava, se afastou deles e foi levado para o céu".

REFLEXÃO

Na reflexão da Ascensão do ano passado nos detivemos na consideração da tristeza dos discípulos ante a despedida do Senhor. Hoje, consideremos a imensa alegria que Jesus lhes concede subindo aos céus.

Não há maior felicidade que estar com quem se ama.

Amigo é quem não procura o próprio bem. Jesus vai ao céu porque era o melhor que podia fazer pelos discípulos: “Convém que eu vá para que o Espírito Santo venha a vós”. Além do mais, lhes transmite a grande esperança de que também eles, como membros do Corpo de Cristo, atingirão a glória, que a Cabeça, Cristo, alcançou. Os discípulos se alegram porque aquele a quem amam, Jesus, chega à meta com Deus Pai.

É feliz quem se doa. Quando há diversidade de opinião em futilidades devemos ceder; quando gostaríamos de descansar e o filho pede a nossa ajuda, devemos amar. O egoísmo traz infelicidade. Quem se presta para o bem daquele a quem ama é verdadeiramente feliz, porque “há mais alegria em dar do que em receber”.

Estar quer dizer compartilhar. Jesus sobe aos céus para nos preparar uma morada como tinha anunciado. Ele vai corporalmente, mas fica espiritualmente. Fica porque envia o seu Espírito; o Espírito Santo quem ensinará todas as coisas. O Espírito Santo nos acompanha iluminando a nossa mente, fortalecendo a nossa vontade, aquecendo o nosso coração. Enquanto não o rechacemos Ele estará do nosso lado nos momentos de escuridão como luz; quando o caminho se torna fatigoso ou doloroso de andar, Ele caminha ao nosso lado. Não nos deixa só.

Sem. Antonio Maldaner, LC
Fonte: www.pastoralis.com.br/pastoralis/html/modules/smartsection/item.php?itemid=719

Nenhum comentário: