domingo, 23 de maio de 2010

5º Domingo da Páscoa - Ano C

O AMOR RENOVA O HOMEM.
"Os heréticos não querem reconhecer que a Eucaristia é a carne do Nosso Salvador Jesus Cristo, carne que sofreu pelos nossos pecados e que o Pai, na Sua bondade, ressuscitou". Santo Inácio de Antioquia

Resumo das leituras:

1ª leitura (Atos 14, 21b-27): "Eles os confiavam ao Senhor, em quem haviam acreditado".

Salmo 144: Bendirei o Vosso Nome para sempre, oh meu Deus!

2ª leitura (Apocalipse 21, 1-5a): "Deus enxugará toda lágrima dos seus olhos".

Evangelho (João 13, 31-35): "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei".

REFLEXÃO:

Uma antiga lenda conta que Adão, a ponto de morrer, pede ao seu filho “Set” procurar, nos confins do Paraíso perdido, o elixir ou óleo medicinal que o manteria em vida. Isso é o que todo mundo almeja: o remédio da imortalidade, a vida eterna.

Quando nos encontramos física ou animicamente decaídos, não nos rendamos: o amor renova o homem.

O evangelho de hoje nos fala de amor. Mas de que amor se trata? Não de um amor carnal, porque Cristo faz um esclarecimento: “como eu vos amei”. Deixemos o amor preencher todas as fendas do nosso coração, de forma a não deixarmos que o ódio nos tire a paz. Os ciúmes, as iras, as discórdias fazem com que o nosso coração envelheça. Só o amor nos renova continuamente e mantém o nosso interior sempre jovem.

Este “como eu vos amei” deixa a meta bem alta. Não se trata de idealismo, porque não é alcançável, mas de um modelo, o qual procuro imitar quanto eu puder. Não é amor carnal, cujos vícios são descritos por São Paulo em Gal 5, 9: “libertinagem, fornicação, bebedeiras...”, mas de entrega sincera, generosa, ainda que marcada pelo sacrifício ao próximo. Isso é o que renova o homem por dentro.

“Acreditemos no Amor”, nos dirá a primeira leitura. O Amor nos foi dado, se fez acessível, de forma que não fomos lançados neste mundo e abandonados à nossa sorte. Deus veio até nós em Jesus Cristo, Se entregou a nós por amor restabelecendo a relação com Deus que o pecado rompeu.

Agora, não temos nada a perder, mas tudo a ganhar. Basta amar de verdade. Quem está convencido desta grande verdade: que o amor transforma o homem; deixará que Cristo lhe mostre o caminho do Paraíso, porque já viverá nos seus inícios a vida de Deus.

Amor é entrega. Nas Sagradas Escrituras o amor de Deus para com o Seu povo é geralmente expressado com a imagem esponsal. A 2ª leitura diz que a Igreja celeste está pronta, como esposa que se enfeitou para o seu esposo. Isso é, cheia de caridade, que a embeleceu e a fez digna de tão grande esposo.

Somos parte dessa Igreja que caminha em direção à Igreja Celestial. Façamos que o nosso agir contribua a embelezar a Igreja. O amor é o elixir da juventude eterna, que dará à nossa alma a plenitude de vida que almejamos.

Sem. Antonio Maldaner, LC
Fonte: www.pastoralis.com.br/pastoralis/html/modules/smartsection/item.php?itemid=704

Nenhum comentário: