domingo, 23 de maio de 2010

Domingo de Pentecostes - 23/05/10 - Ano C

DÊ UM BOM ALOJAMENTO AO ILUSTRE HÓSPEDE.
"Uma só Missa, a que houveres assistido em vida, será mais salutar que muitas a que os outros assistirão por ti depois da morte". Santo Agostinho.

Resumo das leituras:

1ª leitura (Atos 2, 1-11): "Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar".

Salmo 103: O Teu espírito renova a face da terra.

2ª leitura (Romanos 8, 8-17): "Todos aqueles que se deixem conduzir pelo Espírito de Deus, serão filhos de Deus".

Evangelho (João 14, 15-16.23b-26): "O Espírito Santo vos ensinará todas as coisas".

REFLEXÃO:

A festa de Pentecoste conclui o período de Páscoa. Ela é celebrada Cinquenta dias depois da Ressurreição, conforme o antepositivo penta (cinco) o indica.

Com o Pentecoste, vem o tempo da Igreja, tempo no qual o cristão deve se colocar à escuta do Espírito e anunciar a toda terra a mensagem de salvação.

Mas o que significa se colocar à escuta do Espírito? Significa em primeiro lugar orar. O Evangelho deixa bem claro que o Espírito Santo age dentro de cada um, quando diz: “Ele vos ensinará todas as coisas”, e nos lembrará de tudo o que Cristo nos disse.

Mas como orar se não sabemos conservar o silêncio interior? A música nunca falta; as conversas supérfluas aumentam; o tempo sempre será um problema. É um engano deixar para amanhã o que eu posso fazer hoje. Para elevar os olhos a Deus e agradecer o dia que nasce, não é preciso contar com a ciência dos santos, todos podemos fazê-lo com muito benefício para a alma. Agradecer o alimento que recebo não é questão de fanatismo, mas de delicadeza. É comum o ditado: “Quem tem boca vai a Roma”; acho que também se pode dizer: “Quem tem coração vai até Deus”.

Escutar o Espírito Santo requer, em segundo lugar, seguir a própria consciência. A consciência é o santuário íntimo de cada pessoa, lugar onde o Espírito mora. Na verdade, Ele não tem forma física, é Espírito, de modo que não podemos dizer que está aqui ou ali. Ele está ali onde encontra uma pessoa aberta a recebê-Lo, porque é preciso aceitar livremente a Deus na própria vida, para que Ele não somente entre, mas faça nela a Sua morada.

Seguir a própria consciência é escutar o Espírito Santo, que quer o nosso bem. Por isso, Ele nos mostra o caminho a seguir, de forma que se aceitarmos a Sua inspiração, nos transmitirá muita satisfação interior. Não seguimos a consciência quando o nosso critério não é a verdade, o amor autêntico, mas o nosso prazer ou egoísmo. Então, atamos o Espírito e limitamos a Sua ação. Não é que Ele não nos queira ajudar, mas nós mesmos recusamos voluntariamente a Sua colaboração.

Sem. Antonio Maldaner, LC
http://www.pastoralis.com.br/pastoralis/html/modules/smartsection/item.php?itemid=730

Nenhum comentário: