domingo, 6 de dezembro de 2009

4º Domingo do Advento - 20 de dezembro de 2009


Neste IV Domingo do Advento nos deparamos com a disponibilidade daquela que, graciosamente, respondeu “sim” a Deus. Nesse sentido, graças ao “sim” de Maria, nos reunimos para celebrar esta eucaristia, na qual buscamos fazer memória da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Busquemos nesta liturgia acompanhar os passos daquela que se tornou bendita entre as mulheres e que, hoje, se dirige solidária e que, a passos largos, visita Isabel para prestar-lhe seus serviços.

20/12/2009 4º Domingo do Advento
Cor Litúrgica: Roxa
1ª Leitura: Miquéias 5, 1- 4
Salmo: 79(80)
2ª Leitura: Hebreus 10, 5-10
Evangelho: Lc 1,39-45

EVANGELHO:

Alguns dias depois, Maria se aprontou e foi depressa para uma cidade que ficava na região montanhosa da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se mexeu na barriga dela. Então, cheia do poder do Espírito Santo, Isabel disse bem alto:

Você é a mais abençoada de todas as mulheres, e a criança que você vai ter é abençoada também! Quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha me visitar?! Quando ouvi você me cumprimentar, a criança ficou alegre e se mexeu dentro da minha barriga. Você é abençoada, pois acredita que vai acontecer o que o Senhor lhe disse.

Comentário do Evangelho: Maria visita Isabel

Feliz aquela que acreditou pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido.

O batismo de Jesus feito por João, bem testemunhado pelos quatro evangelistas, revela a íntima ligação entre a proclamação de João e, em continuidade, a proclamação de Jesus com a revelação da Boa-Nova da comunhão de vida com Deus.

Esta ligação é realçada por Lucas, no início de seu Evangelho. Isto é feito com as narrativas dos anúncios a Zacarias e a Maria, respectivamente, com a apresentação dos dois nascimentos, de João e de Jesus, em paralelo, e com esta narrativa davisitação de Maria a Isabel. Estas narrativas visam afirmar a supremacia de Jesus em relação a João Batista desde seus nascimentos. Maria, ao receber o anúncio de que conceberia a Jesus, teve como sinal dado pelo anjo Gabriel a concepção que, também, acontecia a sua prima Isabel, já no sexto mês.

Ela parte então para visitar e servir Isabel já nos últimos meses de gravidez. Lucas apresenta Maria, com seu fi lho no ventre, seguindo o percurso da gentílica e periférica Galiléia à Judéia, na casa de Zacarias, sacerdote do templo de Jerusalém, em um encontro do desabrochar da vida.

Mais tarde, Jesus fará este percurso, em direção a Jerusalém, para o momento da consumação fi nal de seu ministério e de sua vida. Da mesma forma como o anjo entrou na casa de Maria e a saudou, comunicando-lhe o Espírito Santo, Maria, agora, entra e saúda Isabel.

Esta, ouvindo a saudação de Maria, fica cheia do Espírito Santo. Isabel passa então a profetizar. Confi rma que Maria é mãe do seu Senhor, cuja presença comunica alegria ao menino em seu ventre.

E Maria, em sua maternidade, é bem-aventurada por ter acreditado em tudo o que foi dito da parte do Senhor, e que será realizado. Ao consentimento de Maria, "faça-se em mim segundo a tua palavra", seguir-se-á, depois, o "eis que eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade", de Jesus (segunda leitura). Jesus o realizará pelo convívio amoroso e misericordioso que comunica a santidade e a vida divina a todos.

A antiga religião baseada em vítimas e oferendas, holocaustos e sacrifícios pelo pecado não foi do agrado de Deus. O Evangelho de Lucas, acompanhando o de Mateus, narrará o nascimento do menino Jesus em Belém de Judá, como sendo o cumprimento da profecia de Miquéias. Por aquela que aceita dar à luz, nascerá aquele que traz a paz.

Oração

Pai, a exemplo de Isabel, anseio conhecer a verdadeira identidade de Maria que, na sua humildade, tornou-se o ser humano abençoado por excelência.
Prof. Diácono Miguel A. Teodoro
fonte:
http://www.teologiafeevida.com.br/

Nenhum comentário: