domingo, 6 de dezembro de 2009

2º Domingo do Advento - 06 de dezembro de 2009



Neste segundo Domingo do Advento, Deus nos convida, por meio do testemunho de João Batista, a preparar os caminhos da penitência e da conversão. Busquemos aplainar as montanhas do egoísmo que nos afasta de nossos irmão e de nosso Deus. Venha! Vamos celebrar a eucaristia e fazer memória da misericórdia de Deus para conosco. Ele que é Pai e Mãe de todos nós, bondoso e amoroso, e que nos salva em Jesus Cristo. Venha! Levantemo-nos, pois a salvação está próxima.

06/12/2009 2º Domingo do Advento
Cor Litúrgica: Roxa
1ª Leitura: Baruc 5, 1-9
Salmo: 125(126)
2ª Leitura: Filipenses 1, 4-6.8-11
Evangelho: Lucas 3, 1-6

EVANGELHO:

Fazia quinze anos que Tibério era o Imperador romano. Nesse tempo Pôncio Pilatos era o governador da Judéia, Herodes governava a Galiléia, o seu irmão Filipe governava a região da Ituréia e Traconites, e Lisânias era o governador de Abilene. E Anás e Caifás eram os Grandes Sacerdotes.

Foi nesse tempo que a mensagem de Deus foi dada, no deserto, a João, filho de Zacarias. E João atravessou toda a região do rio Jordão, anunciando esta mensagem:

- Arrependam-se dos seus pecados e sejam batizados, que Deus perdoará vocês.
Isso aconteceu como o profeta Isaías tinha escrito no seu livro:

"Alguém está gritando no deserto:
Preparem o caminho para o Senhor passar!
Abram estradas retas para ele!
Todos os vales serão aterrados,
e todos os morros e montes
serão aplanados.

Os caminhos tortos serão endireitados,
e as estradas esburacadas
serão consertadas.

E todos verão a salvação que Deus dá."

Comentário do Evangelho: A mensagem de João Batista

João percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados.

Lucas inicia seu Evangelho expondo sua pretensão de escrever seu texto a partir de uma "acurada investigação" e "de modo ordenado", sobre os eventos relacionados a Jesus.

Dentro destes critérios preestabelecidos, após as narrativas de infância de João Batista e de Jesus, ele procura situar historicamente o início do ministério de João, referindo-se a algumas datas dos governantes de seu tempo, tanto no poder civil como no religioso.

A intenção dele é estabelecer um marco histórico para os acontecimentos envolvendo Jesus e as primeiras comunidades, inserindo-os na própria história. João prega nas regiões de periferia ("deserto"), nas proximidades do rio Jordão.

Antigamente o povo libertara-se da escravidão no Egito, atravessando o deserto em busca da "terra prometida". Agora, João lidera a libertação em relação ao poder religioso do templo e do sacerdócio de Jerusalém, voltando ao deserto, invertendo e preparando "o caminho do Senhor" para uma nova terra.

Aquela que era considerada a terra prometida, Israel, com sua teocracia, na realidade tornou-se uma terra de opressão para o povo. João Batista é como "aquele que começou uma boa obra", a qual encontra sua plenitude em Jesus de Nazaré.

A nova terra, o mundo novo possível, é marcada pela ternura de Jesus, pelos laços do amor. Com lucidez, busca-se discernir e libertar-se das falsas ideologias emanadas do poder econômico, muitas vezes associado ao poder religioso.

Com esperança, procura-se um mundo melhor, tecendo-se a rede de relações sociais comunitárias em vista de implantar a justiça e estabelecer a paz.

Oração
Espírito que converte, toca o coração de todas as pessoas para que, abandonando seus erros e vícios, voltem-se para Jesus, por uma sincera conversão.



Prof. Diácono Miguel A. Teodoro
fonte: http://www.teologiafeevida.com.br/

Nenhum comentário: