domingo, 11 de abril de 2010

2º Domingo da Páscoa - Ano C - Domingo da Misericórdia

A MISERICÓRDIA DE DEUS ULTRAPASSA INFINITAMENTE A MISÉRIA DO HOMEM.
"Receba-O cada dia, para se beneficiar cada dia Dele. Quem não é capaz de recebê-Lo cada dia, não será capaz de recebê-Lo nem sequer no percurso de um ano". Santo Ambrósio
Resumo das leituras:

1ª leitura (Atos 5, 12-16): "Acrescentavam-se fiéis ao Senhor, uma multidão de homens e mulheres".

Salmo 117: Dai graças ao Senhor porque é bom: é eterna a sua misericórdia!

2ª leitura (Apocalipse 1, 9-11a. 12-13. 17-19): "Estava morto, mas agora vivo eternamente".

Evangelho (João 20, 19-31): "Bem-aventurados aqueles que, sem terem visto, acreditaram".
REFLEXÃO:

Hoje, segundo domingo de Páscoa, celebramos o “Domingo da Misericórdia”. Este foi um grande presente feito por João Paulo II a toda a Igreja no dia 5 de maio do 2000. Há um grande desejo de fazer resplandecer a bondade de Deus no Mistério Pascal, período litúrgico em que estamos, dizia a nota de proclamação da festividade.

A Misericórdia de Deus se encontra com a nossa miséria. Poderíamos comparar essa misericórdia com o oceano. Os pecados dos homens ficam submergidos na Misericórdia de Deus, como simples copos no mar. A misericórdia tudo o abrange, é infinita.

Não há temores ou dificuldades que possam escapar da Misericórdia de Deus. Os discípulos estavam escondidos, cheios de medo e espanto. Isso é o que acontece com quem vive afastado de Deus: insegurança na vida, no futuro, na família. Quem vive na desconfiança se encontra num autêntico labirinto sem saída, porque vive centralizado em si mesmo e por isso numa grande amargura.

Cristo não abandona os discípulos na suas misérias. Assim como a eles, Cristo se apresenta na nossa vida, ainda que tenhamos a porta fechada. O Seu coração cheio de amor e misericórdia invade o recinto da nossa vida cheia de misérias para preenchê-la de sentido, vida, felicidade. Isso porque a Sua misericórdia é muito maior do que a nossa miséria.

Toda alegria procede da bondade de Deus que nos cobre. A Sua presença transmitiu muito conforto aos apóstolos. Eu diria até que lhes devolveu a vida, uma nova vida. Penso, por exemplo, na grande angústia e sofrimento que uma mãe passa no período da gravidez, mas quando chega a criança, a alegria é tal que vale a pena ter suportado todo aquele sofrimento.

Uma pessoa que vive na presença de Deus e é um amigo fiel experimentará esta alegria que os discípulos experimentaram ou essa jovem mãe que dá a luz ao seu filho. A paz, a alegria, o amor são autênticos dons de Deus, são presentes do coração misericordioso de Deus que conhece a nossa debilidade e não nos abandona.

A Misericórdia de Deus ajuda a nossa fé, vem em auxílio. Tomé duvidou da Ressurreição de Cristo, mas devemos lhe agradecer, porque graças a ele Cristo se dirige a cada um de nós: “Bem-aventurados os que acreditam sem terem visto”. Este é um grande tesouro de Deus, a fé. É nosso dever cultivá-la para viver em paz e dar muito fruto.

Sem fé não somos ninguém. Cristo o sabe e por isso não abandona Tomé na sua tremenda angústia, porque o procura e lhe dá uma lição. Com Tomé, somos convidados a viver a experiência do Amor de Deus misericordioso, na fé, sem desfalecer no caminho.

Estamos no ano sacerdotal. O sacerdote é, como diz João Paulo II, “o homem de Deus, que pertence a Deus e faz pensar em Deus”. Quando a carta aos Hebreus fala de Cristo, apresenta-o como o Sumo Sacerdote misericordioso e fiel no que corresponde a Deus (Hb 2, 7). Peçamos a Deus neste ano que os sacerdotes tenham um coração como o de Cristo, bondoso e cheio de misericórdia.

Sem. Antonio Maldaner, LC
Fonte: www.pastoralis.com.br/pastoralis/html/modules/smartsection/item.php?itemid=694

Nenhum comentário: