terça-feira, 7 de abril de 2009

Com Ele ressuscitaremos

Num mundo repleto de “ossos ressequidos” (cf. Ez 37, 1-14), infestado de corrupção, violência, ódio, morte e falta de segurança (cf Texto Base – CF-2009); num mundo refugiado no túmulo de seu egoísmo e individualismo; num mundo enterrado no túmulo de sua agressividade e intolerância, de sua indiferença social, moral e religiosa, de sua insensibilidade diante de crianças nascidas e não-nascidas, diante de menores e anciãos abandonados, diante dos doentes mal amparados, dos desempregados, dos que passam fome de pão e têm sede de justiça, dos encarcerados e massacrados nas prisões, diante dos mais desprotegidos, menosprezados e dos mais pequeninos...

A este mundo tão sombrio e desolador, em que vemos seres humanos sem alento de vida, de ideais, de esperança e de amor, prolongando seu passado sem perspectivas de futuro, a este mundo somos enviados a proclamar o Senhor da Vida e da Esperança. A este mundo em pânico e cheio de morte física e moral por todos os lados, somos convidados a anunciar apressadamente que o “túmulo está vazio” (cf. Jo 20, 18), que Cristo ressuscitado derrotou o pecado, a causa de todos esses males...

Cristo é a Porta da Vida e da Libertação de todos os pecados e de todas as drogas que anestesiam e matam o coração humano.

Páscoa é a vitória da Vida sobre a morte. “Sabemos que Cristo, ressuscitado dos mortos, não morre mais. A morte não tem mais poder sobre Ele” (Rm 6, 9). A vida e a morte enfrentaram-se, e a Vida triunfou para sempre.

A imagem do “homem novo” que resplandece sobre o rosto de Cristo glorioso leve a todos a reconhecer o valor intocável da vida humana. Assim, estaremos dando respostas concretas às exigências inadiáveis da justiça e da paz, onde o ser humano não é respeitado em seus direitos fundamentais...

Para nós, a Páscoa é o encontro feliz com o Ressuscitado, é a alegria de vê-Lo no meio dos discípulos repartindo o pão nosso de cada dia e o Pão da Vida. Nada e ninguém é capaz de causar maior alegria ao nosso coração do que a presença de Cristo ressuscitado. Ele continua vivo, Deus-conosco, acompanhando nosso peregrinar na fé, fazendo nosso coração arder de amor e de esperança.

Cabe a nós agora sermos mensageiros da Ressurreição do Senhor Jesus. Antes, porém, precisamos passar pela mesma experiência das testemunhas designadas de antemão por Deus (cf. At 10, 41). Precisamos percorrer o mesmo caminho percorrido por Maria Madalena e fazer a mesma corrida de Pedro e do discípulo amado (cf. Jo 20, 1-8). Só quem fizer a experiência de fé em Cristo vivo e ressuscitado terá olhos e ouvidos pascais para ver e ouvir o clamor dos que ainda são impedidos de ressurgir para uma Vida Nova. A Páscoa terá sabor de vida nova, se tivermos um coração para amar, para ser solidário e para repartir misericórdia com os últimos da sociedade.

O encontro pessoal com Jesus Cristo ressuscitado renove nossa missão de testemunhar que Ele está no meio de nós e que com Ele ressuscitaremos.

A todos/as os queridos/as leitores/as de “A Boa Notícia*”, votos de uma santa e feliz Páscoa.


Dom Nelson Westrupp, scj
Bispo Diocesano de Santo André
*A Boa Notícia” - Jornal de Notícias da Diocese de Santo André

Nenhum comentário: