sábado, 22 de março de 2008

O QUE É A MISSA?

Numa certa cidade, uma bela catedral estava sendo construída. Ela era inteiramente feita de pedras, e centenas de operários moviam-se por todos os lados para levantá-la. Um dia, um visitante ilustre passou para visitar a grande construção. O visitante observou como aqueles trabalhadores passavam, um após o outro, carregando pesadas pedras, e resolveu entrevistar três deles. A pergunta foi a mesma para todos.

- O que você está fazendo?
- Carregando pedras, disse o primeiro.
- Defendendo meu pão, respondeu o segundo. Mas o terceiro respondeu:
- Estou construindo uma catedral, onde muitos louvarão a Deus, e onde meus filhos aprenderão o caminho do céu.


O que essa história mostra é que todos fazem a mesma coisa, mas a maneira de fazer é diferente. Assim também acontece com a Missa. Ela é igual para todos, mas a maneira de participar é diferente, dependendo da fé e do interesse de cada um:

· Existem os que vão para cumprir um preceito;

· Há os que vão à Missa para fazer seus pedidos e orações;

· E há aqueles que vão à Missa para louvar a Deus em comunhão com seus irmãos.


DIVISÃO DA MISSA

A Missa é dividida em algumas partes:

Ritos Iniciais

Canto de Entrada: O canto de entrada tem o objetivo de nos ajudar a rezar, de nos concentrar para a santa missa. Ele manifesta a Deus nosso louvor e adoração.

Saudação: O Padre saúda a comunidade reunida em nome da Trindade.

Ato Penitencial: É o momento de profunda humildade. reconhecemos nossa pequenez e fraqueza e pedimos a graça de participar dignamente do Santo Sacrifício.

Glória: o Glória é um hino antiqüíssimo e venerável, pelo qual a Igreja glorifica a Deus Pai e ao Cordeiro. Não constitui uma aclamação trinitária. (cf. Doc 43 da CNBB - Animação da Vida Litúrgica no Brasil).

O Glória é também a manifestação festiva de nosso louvor e gratidão a Deus nosso Criador.

Coleta: O Padre coloca todas as intenções, e no final da oração a oração responde com a palavra Amém (que significa "assim seja").

Liturgia da Palavra

Primeira Leitura: Passagem tirada do Antigo Testamento (parte bíblica que prepara a vinda do Messias).

Salmo de Resposta: É um canto ou um salmo que nos ajuda a entender melhor a mensagem da primeira leitura.

Segunda Leitura: Passagem tirada do Novo Testamento, de uma das Cartas (Epístolas) dos Apóstolos (Filipenses, Gálatas, Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, etc)

Aclamação do Evangelho: Nesta hora ouvimos o padre anunciar a MENSAGEM DE JESUS. Por isso cantamos "ALELUIA" (que significa "alegria").

Evangelho: Jesus nos fala apresentando-nos o REINO DE DEUS.

Homilia: O Padre explica as leituras e o Evangelho e os atualiza em nossa caminahda cristã.

Profissão de Fé (Credo): Momento em que professamos tudo aquilo que como cristãos nós cremos.

Oração dos Fiéis: A comunidade reunida reza pela Igreja e por todas as pessoas do mundo.

Liturgia Eucarística

Preparação das Oferendas: Momento em que oferecemos a nossa vida, ou seja, tudo o que somos ao Senhor. Logo depois ocorre a oração sobre as oferendas, que por intermédio do sacerdote, Jesus consagra o Pão e o Vinho.

Oração Eucarística: Momento principal da celebração. Onde recordamos a morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. Não é apenas uma lembrança de um fato que aconteceu, mas sim algo que acontece hoje, aqui, agora na Eucaristia.

Comunhão: Momento em que vamos em direção do banquete do Senhor receber o seu Corpo e o seu Sangue. O momento da Comunhão é especial e forte de união pessoal com Jesus Cristo Eucarístico. Momento que deve haver profundo silência em toda a assembléia. Recebemos o Cristo vivo e agora mantemos um diálogo pessoal e real com Ele, nosso Amigo Divino.

Oração após a Comunhão: Com esta oração encerra -se o rito eucarístico. Os avisos paroquiais nunca podem vir antes desta oração.


Ritos Finais

Avisos: O Padre ou algum leigo da comunidade anuncia algum evento ou informa algo de interesse à comunidade.

Bênção: O Padre dá a bênção à comunidade. É o próprio Deus que nos abençoa através de Seu ministro, o Sacerdote.

Despedida: O Padre se despede da comunidade e recorda que este momento não é mera despedida apressada, mas um novo envio para realizar a missão do cristão no mundo, isto é, anunciar ao mundo o Cristo Vivo.

Fonte: site da Diocese de Santo André http://www.diocesesantoandre.org.br/

Nenhum comentário: