quinta-feira, 26 de novembro de 2009

1º Domingo do Advento - 29 de novembro de 2009


Um novo tempo se aproxima: novo Ano Litúrgico.O mês de novembro intercala a expectativa de um novo ano. A liturgia de seus quatro domingos (01, 08,15 e 22) nos prepara para a chegada de um novo tempo, o qual se fará inaugurar em seu quinto domingo (29) – o 1º do Advento – Sim. O Advento que nos conduzirá até ao Menino-Deus: o Deus que se faz menino encarnado no Emanuel – o Deus-Conosco, esperado com ansiedade pelos homens do Antigo Testamento e anunciado pelo Arcanjo Gabriel como primícia de um novo tempo. Tempo que viria inaugurar um novo capítulo da história da humanidade. Tempo que esse Deus-Conosco se despojará de si mesmo, de todo seu poder e glória e que se humilhará ao assumir a forma humana para fazer do homem um “Ser-divino”.Esse Divino-Ser que nos faz Ser-Divino revela-se para nós, como poderemos perceber através do apoio pedagógico do evangelista Lucas, cujas narrativas nos ensinará que Deus não é só Pai, mas Pai e Mãe de todos nós. Suas assertivas irão destacar a figura materna desse Deus maravilhoso, pois em seus escritos poderemos descobrir a excelência da figura feminina também revelada no Emanuel, o Deus-Conosco. Tudo isso bem explicado, conforme a introdução publicada em seu evangelho ao escrever em seu prólogo, cujo destinatário é Teófilo, as seguintes palavras: “... Desse modo, você poderá verificar a solidez dos ensinamentos que recebestes”. E esse novo tempo que começa com o Advento admoesta-nos para essa “solidez dos ensinamentos”.Ah. O Advento! O ponto de partida e de chegada do Ano Litúrgico. É o tempo de expectativa diante do Cristo que irá nascer. A espiritualidade está focalizada na Esperança e Purificação da Vida. O ensinamento da Igreja Católica está direcionado para o anúncio da vinda do Messias e lembra a espera da humanidade, escrava do pecado, pelo libertador. Por isso é tempo de penitência e conversão. A cor predominante é a Roxa, mas recomenda-se a rosa no III domingo do advento. A cor rosada no altar, na mesa da palavra e nas vestes litúrgicas lembra-nos uma espera alegre, enche nossos corações de esperança e nos ajuda a distinguir do tempo quaresmal, marcado pelo roxo de penitência. São as quatro semanas que antecedem o Natal até o dia 24 de dezembro, à tarde, a Vigília do Natal. Vinde! Preparemo-nos para esse

Ao longo desta nova caminhada estaremos sendo motivados pelo evangelista Lucas. Devemos nos ingressar neste novo tempo nos preparando para o Natal, quando celebramos a encarnação de Deus na pessoa de Jesus. E o primeiro apelo forte nesta caminhada é para a vigilância.

Domingo 29/11/2009: 1º Domingo do Advento
Cor Litúrgica: Roxo
1ª Leitura: Jeremias 33,14-16
Salmo: 24(25)
2ª Leitura: 1 Ts 3, 12-4,2
Evangelho: Lucas 21, 25-28.34-36

Evangelho.
Tema: Estais vigilantes

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com o pavor do barulho do mar e das ondas. Os homens vão desmaiar de medo só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. Então eles verão o Filho do Homem vindo numa nuvem com grande poder e glória. Quando essas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima. Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida e esse dia não caia de repente sobre vós; pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. Portanto, ficai atentos e orai a todo o momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem.

Comentário do Evangelho

A oração contínua é a oração do coração e do compromisso, que completa a vida em comunhão fraterna.

Esta exortação à vigilância encerra o discurso escatológico, iniciado com a fala de Jesus sobre a ruína do templo. Os discípulos, comprometidos com a libertação dos oprimidos e a restauração da dignidade humana, devem estar atentos para não se deixarem seduzir pelas propagandas e pelos projetos de sucesso oferecidos pelo sistema sob controle dos poderosos, que escravizam o povo.

Estes poderosos forjam armadilhas para manter o povo iludido, esperançoso e dependente, usado como instrumento de lucro do sistema. Corre-se atrás do dinheiro e das benesses dos poderosos, curvando-se aos seus interesses e desumanizando-se. Cai-se, assim, na embriaguez da riqueza, com a preocupação em conquistá-la e, caso a consiga, em preservá-la.

A oração contínua é a oração do coração e do compromisso, que completa a vida em comunhão fraterna. É uma forma de comunhão com Jesus e com o Pai, no Espírito, que nos ensina a orar.

Pela oração temos consciência da presença de Deus entre nós, reconhecendo a própria humanidade de Jesus, que nos fortalece. Os falsos valores vão sendo derrubados, mas os discípulos,
perseverantes na construção do novo mundo no qual a prioridade seja a promoção da vida, permanecem de pé diante de Jesus, o Filho do Homem.

Oração
Pai, ajuda-me a estar em permanente vigilância e oração, preparando-me para o encontro com teu Filho Jesus e ser acolhido por ele.

Prof. Diácono Miguel A. Teodoro
fonte: http://www.teologiafeevida.com.br/